terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

“O que é que te faz feliz??”

Um amigo perguntou-me recentemente. Na altura, fiquei completamente surpreendida com a pergunta, chocada até, logo pensei que não tinha percebido bem e pedi-lhe para repetir... Ele perguntou novamente e eu não sabia o que responder, acabei por replicar que os meus amigos e a minha família me faziam feliz. Mas ele não desistiu e voltou-me a perguntar o que é que eu realmente queria, aquilo que me dava prazer fazer, o que me põe um sorriso mesmo nos piores momentos, qual era a minha paixão retraída,... Eu repeti as perguntas dele mentalmente, continuando sem responder... Nunca tinha pensado nisso dessa maneira. É diferente perguntarem-me o que quero fazer no futuro, aquilo que quero ser, em que área quero trabalhar... Mas o gostar não implica directamente que isso me faça verdadeiramente feliz... Nunca ninguém me tinha perguntado uma coisa tão simples,duma forma tão directa... O que será que me faz feliz?? Era suposto eu saber, responder facilmente e rapidamente... Pois bem, não soube responder... E mesmo agora não sei, não consigo pensar numa resposta adequada e sobretudo verdadeira para dar...

Só de pensar que passamos tanto tempo, demasiado tempo, da nossa vida, a queixar-nos, a lamuriarmo-nos, a sermos miseráveis, e a perguntamo-nos o porquê de vivermos assim... No entanto, quando chega alguém que pergunta o que tu te faz feliz então, não conseguimos responder, simplesmente porque não sabemos. Contentamo-nos com o pouco que temos, pois nao conhecemos o que realmente desejamos.

Enfim, o meu amigo revelou-me como descobriu o que realmente quer e ele vai lutar por isso! E digo-vos que ele podia ser o suposto grande, mas opta por ser o suposto pequeno e desse modo ser o maior de todos! :)

Agora resta saber o que me faz feliz! Estou na conquista do auto-conhecimento... Até agora penso que aquilo que mais se aproxima dos requisitos é o meu antigo sonho de criança... Mas, vou continuar a procurar! ;)

4 comentários:

Pedro Ramoa disse...

A simplicidade das coisas que realmente nos fazem felizes tornam a resposta a essa pergunta difícil.
Um raio de sol por entre as nuvens, um "bom dia" alegre de um total desconhecido, a parte do meio de uma torrada, ou a descoberta de uma moeda esquecida no bolso do casaco, estes são exemplos de pequenas coisas que me vão preenchendo a vida de felicidade.
Só é preciso estar atento ;)

Juliana José Almeida disse...

boa pergunta. O céu também é na via láctea?

Anónimo disse...

A minha resposta para esta pergunta é simples.
A minha Vida faz-me feliz!
Todos os dias me sinto abençoado por viver sem guerra nem violência, por viver com as pessoas que mais amo, por não os ter longe de mim, por estar a alcançar tudo aquilo com que sempre sonhei.Por isto e muito mais considero-me feliz.
Sinto-me infeliz quando olho para a pobreza, miséria...isso sim, não me faz feliz pois sinto-me mal por saber que neste Mundo ainda há instabilidade, ainda há guerra, fome...
Claro que não estou sempre feliz porque a felicidade é momentânea.
É feita de pequenos e belos momentos.

Bjao

Lopes

Mafalda disse...

gostei do teu texto ....e sem duvida a felicidade ta nas coisas simples ....e são elas k nos fazem felizes :))))

e numa conversa com um amigo ,e ao ver o por do sol na praia ,....e o sorriso que damos a alguém desconhecido,e uma brincadeira duma criança ,e ouvir akela musica a passar an radio ,e nos beijinhos e abraços k me das :))).....and so on

contudo nem sempre e fácil entende las e como seres humanos que somos ,sempre descontentes e a procura de algo melhor ...as vezes estas coisas passam nos ao lado ....e por isso porque o que nos faz viver são os nossos sonhos ...e por muito que tentemos fazer de tudo para os realizar ,nunca deixes que essas pequenas coisas passem impunes por ti ......por isso sorri e se feliz :))))


bju da mana